COMO SERÁ A VIDA QUANDOMASHIACH SE REVELAR?
Quando Mashiach se revelar, nós conheceremos e sentiremos aalegria genuína, pois todas as promessas de D’us serão cumpridas.Não haverá mais nenhum tipo de preocupação, não precisaremostrabalhar duro para ganhar o nosso sustento — e nada nos faltará!Não haverá doenças, problemas ou guerras. As armas serãotransformadas em ferramentas agrícolas — exatamente como jácomeçou a ocorrer alguns anos atrás na Rússia!
Isso parece bom? Quer saber mais?
Toda a humanidade estará ocupada praticando o bem uns aosoutros, e a paz verdadeira reinará no mundo. O Templo Sagradodescerá do Céu e se estabelecerá em seu lugar em Jerusalém. Todosos judeus na Diáspora irão para Israel de uma forma milagrosa, e aTerra Santa se expandirá de maneira sobrenatural para proverespaço a todos. Os gentios também procurarão a Divindade, poisreconhecerão a verdade absoluta da Torá e de nosso líder — Mashiach. Eles se orgulharão de nos ajudar nos assuntos mundanospara que possamos estar livres para estudara Torá, percebendo que somente dessaforma eles poderão se conectar a D’us ereceber as Suas bênçãos.
A ressurreição dos mortos será um dosmaravilhosos milagres que ocorrerão depoisda revelação de Mashiach. Cada judeu se tornará um profeta e terá revelaçõesDivinas. Nós viveremos eternamente, cumprindo o nosso verdadeiro propósitograças à afetuosa orientação de Mashiach. Nós rumaremos àRedenção Final, a culminação do objetivo supremo de D’us ao criar omundo: a revelação da Sua Existência Infinita em nosso mundofísico e finito.
“O TEMPO DA VOSSA REDENÇÃO CHEGOU”
A Torá nos diz que em cada geração nasce um descendente de Judáapropriado para ser Mashiach. Ele é um homem extremamenteíntegro, conhecedor de todos os aspectos da Torá, escrupuloso nocumprimento das Mitsvot [Mandamentos] como o seu antepassadoRei David (que descende de Judá). Ele compele todos os judeus a seguirem o caminho da Torá, fortalece a sua observância e trava asbatalhas de D’us.
O Lubavitcher Rebe, o verdadeiro líder da nossa geração, tem a suaascendência traçada precisamente 95 gerações até o Rei David! Eleprofetizou que a hora da Redenção Final chegou, depois de quase2.000 anos de Diáspora, e a Lei Judaica declara que uma profeciapara o bem deve ser cumprida. (Maimônides, a propósito, escreveque a profecia retornará até mesmo antes de Mashiach se revelarcompletamente.)
A própria opinião de que a nossa geração não é adequada para aRedenção é uma prova de que agora é o momento, já que Mashiach virá, como está escrito, quando estivermos num estado tão inferiorque ninguém verá qualquer possibilidade da sua vinda!
Como testemunhas do cumprimento de todas as profecias anteriores do Lubavitcher Rebe (como a recente Guerra do Golfo, quando todosos analistas estavam pessimistas e advertiramcontra a guerra química, e o Rebe profetizoumilagres — e, graças a D’us, eles ocorreram!),nós não temos a menor dúvida de que a sua profecia sobre arevelação imediata de Mashiach e a subseqüente Redenção completae eterna já está sendo materializada.
QUEM É O MASHIACH?
Há uma expressão que diz: “Não há rei sem povo”. O Rebe nosinformou que em nossos dias não só o Rei Mashiach existe em nossageração, mas também está revelado. Ele disse que nós merecemos (e deveríamos divulgar) que D’us escolheu e designou um homemincomparavelmente mais elevado que todas as pessoas da geração;que ele será juiz, conselheiro e profeta da geração, instruindo e aconselhando sobre assuntos espirituais e mundanos a todos osjudeus e a todas as pessoas desta geração. Depois o Rebe acrescentou a sua profecia principal: a Redenção está chegandoimediatamente e “Eis que este (Mashiach) já está aqui!” Para onosso próprio bem, para anteciparmos a Redenção, seria sábioaceitar o seu benevolente reinado.
Para tanto, nós temos de saber primeiro quem é o Mashiach. Maimônides relaciona os critérios para essa pessoa única no fim doúltimo volume do seu profundo trabalho sobre a Lei Judaica, e o Rebe se enquadra em todos eles. De acordo com o que mais de 200rabinos legislaram recentemente sobre o assunto, e como o Rebeclaramente aludiu sobre si mesmo, nós não temos nenhuma dúvidade que ele realmente é aquele a quem esperamos por todas estasgerações.
O Rebe disse que o Lubavitcher Rebe Anterior era o Mashiach, edepois de seu falecimento [em 1950] anunciou que a alma do RebeAnterior está nele. O Rebe declarou que Mashiach se encontra no “770” (o prédio sobre o qual o Rebe se referia), e citou a Torá Oralque afirma que o nome de Mashiach é Menachem (o nome do Rebe).
O Gaon (extraordinário erudito da Torá) Rabino Aharon Soloveitchik, de abençoada memória, uma autoridade amplamente reconhecida no campo da legislação da Lei Judaica — que não era Lubavitcher,nem mesmo de origem chassídica — divulgou alguns anos atrás emjornais judaicos dos E.U.A. que mesmo depois do que aconteceu nodia 3 de Tamuz, de acordo com fontes judias fidedignas, o Rebeainda pode ser Mashiach.
Nesse caso, a pergunta é: Como nós entendemos o que aconteceu ao Rebe naquele dia?
O OCULTAMENTO DE MASHIACH — MAS VIVO ESAUDÁVEL!
Antes da revelação final de Mashiach, haverá um período em que elenão será mais visto — como se estivesse falecido — mas, naverdade, ele ainda estará vivo. Num caso semelhante, o Talmud relata sobre nosso Patriarca Yaacov [Jacob], depois que ele já havia sido enterrado, que ele não morreu. Rashi, o comentarista maisfamoso sobre a Torá, escreve: “Na verdade, ele vive para sempre... pareceu a eles que ele morrera, mas ele estava vivo”.
O Rebe explica: "Se a Torá promete que algo existe, mesmo que nãoseja percebido por olhos humanos, isso não muda o fato da suaverdadeira existência. Pelo contrário, já que a Torá afirma que issoexiste, a sua existência é uma certeza — mais ainda que algo vistopelo olho, já que aquilo que o olho vê pode ser uma mera ilusão.Porém, quando a Torá evidencia a existência de algo, certamente é uma existência de verdade no grau máximo”. (O sagrado Zohar,famoso livro do misticismo judaico, explica que a Torá é a "planta"através da qual D’us cria o mundo inteiro — a materialidade daespiritualidade. Então, somente por meio dela pode haver qualquerexistência verdadeira, e é a Torá que obviamente determina o que éreal.)
A Torá traz provas da eternidade do verdadeiro líder, Mashiach: “E David, meu servo, será para sempre o líder deles”, e: “Seu trono é estabelecido para sempre”. Assim Maimônides legisla no primeirocapítulo das Leis dos Reis: “O reinado dos Reis da Casa de Daviddura para sempre (seus filhos depois deles reinarão um após ooutro)”.
Como já foi mencionado, o Rebe é um descendente direto do ReiDavid e não teve filhos para ocupar o seu lugar, além de não tersugerido ninguém para ser o seu "herdeiro". Além disso, é explicadoque assim como não pode existir um corpo vivo sem uma cabeça,não pode existir uma geração sem a sua cabeça — Mashiach. Como o Rebe declarou que nós (inclusive o Rebe) somos a última geração daDiáspora e a primeira geração da Redenção, o Rebe tem de estarvivo em nosso meio.
O Rebe fez uma declaração famosa: que não há qualquer mudançapertinente a este verdadeiro líder da geração, que ele é a base domundo, e que ele existe no mundo físico sem qualquer alteração. Quaisquer mudanças aparentes são apenas do nosso ponto de vista. (Um pouco difícil de entender? O próprio Rebe afirmou: “Quandocrescermos, entenderemos!”)
SE NÃO FOR AGORA — QUANDO?
Nas obras do famoso místico da Torá, Rabino Yitschak Luria (maisconhecido como o Ari HaCadosh), está escrito que, antes de Mashiach se revelar completamente, ele estará oculto de maneirasemelhante à de Moshé [Moisés] quando ele subiu ao Monte Sinaipara receber a Torá. O povo se iludiu ao pensar que ele havia morrido, mas na verdade ele estava vivo, e mais tarde ele desceu enos deu a Torá. Além disso, segundo o Ari HaCadosh, há umavantagem extraordinária no aparente falecimento de Mashiach emcomparação ao falecimento já mencionado de Yaacov. [No caso de Yaacov] é dito apenas que ele não morreu, mas sobre o ocultamento de Mashiach é dito: “Depois de Mashiach se revelar completamente,todos os judeus o reconhecerão e se reunirão à sua volta”.
Além disso, Rashi escreve no final do livro de Daniel sobre aspalavras “Feliz é aquele que espera”, que “Nosso Mashiach está destinado a se ocultar depois da sua revelação, e voltará para serrevelado”.
Essa perspectiva é oferecida por muitos eruditos da Torá durante osséculos. Um deles (o Rebe Rashab) afirma que para uma pessoaverdadeiramente íntegra como Moshé, até mesmo se o corpo precisade enterro, isso é apenas uma questão de ocultamento (em oposição à morte) também com relação ao corpo!
O Rebe também declarou que nósestamos vivendo nas “épocas maiselevadas”. Com relação ao ciclo mensallunar, ele explicou o fato de que depoisda lua cheia no meio do mês nóscontinuamos a contar os dias de modocrescente, mesmo que haja diminuiçãoda luz. O motivo é que quando a luz começa a diminuir, a lua começaa se aproximar do sol, até que no último dia do mês, quandonenhuma luz é vista, sol e lua estão na sua proximidade máxima.
Daí podemos aprender a nossa relação com o Rebe. Considerandoque nós não o vemos agora, estamos na proximidade máxima daessência dele, como podemos constatar pelo contínuo fluxo derespostas milagrosas que são recebidas do Rebe através do “Igrot Codesh” (veja o último parágrafo).
Assim como a hora mais escura ocorre antes do amanhecer (estefato óbvio, a propósito, está na Torá), muito em breve teremos omérito da revelação final, não só de Mashiach, mas de um mundocheio de Divindade revelada!
NÃO HÁ COINCIDÊNCIAS — TUDO VEM DE D’US
Com relação ao ocultamento de Mashiach antes da sua reapariçãofinal, o Midrash (uma parte da Torá Oral) afirma que ele é “revelado e depois é ocultado”. Essas palavras em hebraico possuemexatamente o mesmo valor numérico da data em que o Rebe desapareceu (o terceiro dia do mês de Tamuz). Segundo as sagradasescrituras, sabemos que várias palavras com o mesmo valornumérico possuem uma relação intrínseca. Isso significa que odesaparecimento do Rebe foi predeterminado para cair exatamentenessa data. Porém, já que o mesmo valor também corresponde àspalavras hebraicas [Od Mashiach Chai] para "Mashiach ainda vive",não há nada com que se preocupar!
456 = Nigalê vechozêr venicassê
456 = Guimel Tamuz
456 = Od Mashiach Chai
Nós consideramos este momento como outro estágio na progressãoordenada para a revelação final de Mashiach. Como o Talmud relata,quando Rabi Akiva viu uma raposa saindo do local destruído e devastado onde se encontrava o Templo Sagrado, ele riu, dizendoque agora que a profecia de “Tsiyón será um campo arado” se cumprira, seguramente a profecia de “Nós habitaremos novamentenas ruas de Jerusalém” também será cumprida.
O mesmo se aplica em nosso caso. O Rebe está oculto e nós estamos esperando pela sua reaparição. Nós podemos dizer como o próprioRebe disse no começo da sua liderança: “O evento que aconteceu (referindo-se ao passamento do Rebe Anterior) é somente o queparece aos nossos olhos e é só um teste (um dos testes das doresdo parto de Mashiach, que precisa ocorrer antes da vinda do justoredentor). Todo o assunto deste teste é encobrir e esconder averdade... A intenção é para que nos fortaleçamos, resistindo aoteste, e assim removeremos e destruiremos os encobrimentos e revelaremos a verdade... Ao fortalecer a nossa conexão com o Rebeatravés do estudo de seus ensinamentos e cumprindo as suasinstruções..., mereceremos imediatamente... ver o Rebe, e ele nosconduzirá à Redenção.”
O QUE NÓS PODEMOS FAZER?
O Rebe nos disse que ele fez tudo o que podia, e nos encarregou defazer tudo o que estiver ao nosso alcance para trazer Mashiachimediatamente. Ele quer que todas as nossas atividades sejam permeadas com assuntos de Mashiach e Redenção, e enfatizou oseguinte:
1. Aumentar no estudo de Torá em geral e sobre assuntos de Mashiach e Redenção em particular, especialmente o estudo de Chassidut.
2. Aumentar em Tsedacá (caridade) todos os dias de semana e antesde Shabat e Yom Tov.
3. Amar incondicionalmente seu irmão judeu praticando atos debondade.
4. Ansiar pela Redenção e exigir verbalmente de D’us,constantemente: “Nós queremos Mashiach agora!”
5. Servir a D’us com a alegria e a confiança de que estamos no limiarda Redenção.
6. Tentar influenciar outros judeus, de maneira agradável, a tambémfazer todas estas coisas.
O Rebe ressaltou a importância de cada Mitsvá, não importa oquanto ela pareça pequena. Ele divulgou a legislação de Maimônides, de que toda pessoa precisa se considerar, e ao mundo,como se estivessem equilibrados entre méritos e atos indesejáveis. A realização de uma única boa ação penderá a balança a seu favor e a favor do mundo inteiro, trazendo a salvação para todo o mundo.
MAIS TRÊS PONTOS IMPORTANTES
1) O Rebe quer que todos saibam que é claramente contra a Toráceder partes de Érets Yisrael e é um grande perigo para nossasvidas até mesmo falar sobre isso. Pelo contrário, ao se adotar umaposição firme e rejeitar esses assuntos apressamos a Redenção, quetrará a verdadeira paz.
2) O Rebe disse que nós podemos precipitar a revelação de Mashiach e a Redenção final anunciando com expectativa e alegria: “Vida longa ao rei”. Porém, a versão atual que nós vimos o Rebe, deforma incondicional, encorajar vigorosamente durante mais de umano é: “Yechi Adoneinu Moreinu veRabeinu Melech HaMashiach Leolam Vaed!” — “Longa vida ao nosso mestre, professor e Rebe,Rei Mashiach, para sempre!”
3) Qualquer pessoa pode pedir conselho e bênçãos ao Rebe por meiode uma série de volumes das suas sagradas cartas, "Igrot Codesh".
LONGA VIDA AO NOSSO MESTRE, PROFESSOR
E REBE, REI MASHIACH, PARA SEMPRE!
Baseado nos ensinamentos do Lubavitcher Rebe e outras fontes.
Publicado originalmente por “Bessuras HaGueula Mamash”, Kiryat Malachi, Israel.
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